Estatutos
- Detalhes
- Acessos: 2941
-
A Associação denomina-se Ginástica Clube de Lagos, tem a Sede Social na Urbanização Zambujal Lote 6, 2º.Esq. Chinicato 8600-306, Lagos, Freguesia de São Sebastião, Concelho de Lagos, e é constituído por tempo indeterminado.
-
-
A escritura foi lavrada no dia vinte e nove de Julho de dois mil e quatro, no Cartório Notarial de Lagos.
-
-
O Clube não tem fins lucrativos e é isento de quaisquer ideologias políticas, filosóficas ou religiosas.
-
-
O seu objecto é a promoção da Ginástica (Trampolins, Desportos Acrobáticos, Tumbling, Ginástica Geral) e Desportos de Combate (Light Contact, Light Kick, Semi Contact, Full Contact, Low Kick) na vertente de Formação e Competição.
-
-
O Clube vai desenvolver o seu trabalho desportivo no âmbito do conhecimento, tendo em atenção os princípios biológicos, metodológicos e pedagógicos. Pretendemos assim desenvolver nos praticantes:
-
-
* Permiter um desenvolvimento global e harmonioso, nas facetas físicas, intelectual, emocional e social, assim como na sua formação cívica;
-
-
* Proporcionar a todos oportunidades de participar, de forma regular, em níveis de prática (treino e competição) compatíveis com as suas capacidades e grau de maturidade, viver experiências agradáveis, fazer novos amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de autodisciplina, persistência, aprender a cooperar e competir com lealdade;
-
-
* Evitar confrontar os praticantes com uma prática muito formal, intensiva e vincadamente competitiva, visando a construção de resultados a curto prazo, o que conduz normalmente, a perturbação do desenvolvimento, à diminuição da longevidade das carreiras desportivas e ao aumento da tendência para o abandono precoce;
-
-
* Privilegiar o gosto pela prática, a aprendizagem correcta e consistente das técnicas, o enriquecimento do “vocabulário” motor e o desenvolvimento geral das capacidades motoras;
-
-
* Estruturar o ensino, o treino e a competição com base numa prática diversificada, proporcionando uma ampla variedade de experiências motoras, psicológicas e sociais, como forma de garantir a indispensável preparação geral e multilateral;
-
-
* As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte nos países industrializados. Desta forma o exercício físico programado e controlado é um dos factores que pode contribuir não só para acrescentar anos às nossas vidas, mas também para que desfrutemos de vitalidade e qualidade de vida durante mais tempo.
-
-
Nele podem associar-se, pessoas singulares, colectivas, nacionais ou Estrangeiras, desde que aceitem os Estatutos e o Regulamento Interno do Clube.
-
-
Haverá duas Categorias de Sócios: atletas e não atletas
-
-
Os atletas têm que ser sócios, em caso de menores carecem de autorização dos pais ou de quem legalmente os represente.
-
-
As receitas do clube são constituídas por quotizações, jóias, subvenções, deixas testamentárias, patrocínios e protocolos com outras Instituições Públicas ou Privada.
-
-
Constituem os Órgãos Sociais do Clube: Assembleia-geral, Direcção e Concelho Fiscal.
-
-
Os Órgãos Sociais do Clube são eleitos em Assembleia-geral, por um período de três anos e o seu funcionamento reger-se-á pelas disposições aplicáveis do Código civil e pelo Regulamento Interno.
-
-
A Assembleia-geral reunirá ordinariamente até trinta e um de Março de cada ano civil, para aprovação do Relatório e Contas relativos ao ano transacto e até trinta e um de Dezembro para aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano seguinte, bem como, extraordinariamente, sempre que o seu Presidente a convocar, ou a pedido do Presidente da Direcção ou do Presidente do Conselho Fiscal ou, ainda, por um terço dos associados em pleno gozo dos seus direitos.
-
-
A Direcção é o órgão executivo e o Conselho Fiscal, o órgão fiscalizador, exercendo estes órgãos as competências previstas na Lei e no Regulamento Interno a aprovar pela Assembleia-geral com a maioria de dois terços dos sócios presentes.
-
-
A dissolução do Clube só poderá ser aprovada em Assembleia-geral, com a maioria de três quartos do número de todos os associados.
-
-
-
Os elementos dos Corpos Sociais do Clube podem pertencer a outros corpos gerentes de outras instituições de carácter desportivo.